O primeiro momento de separação entre os pais e a criança pode ser difícil, mas ele precisa acontecer. Para acolher você nesse momento, o Colégio Líber tem o Berçário/Maternal. Nele, você encontra uma equipe competente pronta para te orientar e dar toda a atenção necessária para o seu filho.

Qual é a idade das crianças do Berçário/Maternal?

O Maternal, também conhecido como Creche, é o espaço que o Colégio Líber destina a crianças de 1 a 4 anos de idade. Os horários disponíveis para matrícula são: integral e vespertino.

O Berçário, por sua vez, é destinado aos bebês. Para eles, temos três opções de horário: integral, matutino e vespertino.

Com essa disponibilidade de horários, o responsável pode se programar para manter sua agenda sempre em dia e garantir que seu filho tenha uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.

O que é trabalhado com as crianças?

No Colégio Líber a criança que está no Berçário/Maternal recebe uma proposta pedagógica ímpar, feita especialmente para essa etapa do seu desenvolvimento. Nela, trabalhamos questões importantes que contribuem para seu crescimento.

É nesse período que ensinamos sobre higiene, saúde e a importância da alimentação saudável, sempre estimulando nossos alunos a entenderem e reproduzirem o que é ensinado.

A socialização é um ponto importante nesse processo. Ao longo do ano trabalhamos o companheirismo e a interação. Ensinamos a criança a brincar e a dividir seus brinquedos com os coleguinhas. É importante lembrar que a brincadeira é o meio pelo qual a criança tem para se socializar.

Também buscamos desenvolver na criança o prazer em ouvir histórias. Ela é apresentada a um universo novo, no qual pode soltar a imaginação e aproveitar os benefícios que uma boa narrativa pode trazer.

Com a música, levamos a criança a perceber o ritmo e a apreciar os diferentes sons. Além do estímulo auxiliar no trabalho de percepção, a música serve como um meio para estimular movimentos e melhorar a psicomotricidade dos alunos.

Os movimentos da criança são estimulados para que sua coordenação motora grossa se desenvolva. Além disso, outras movimentações, como equilíbrio e os movimentos de correr, pular e dançar, também são trabalhados por meio da psicomotricidade — sempre seguindo a programação do material didático.

Nessa primeira etapa do desenvolvimento da criança, precisamos acompanhar, junto a tudo o que falamos até agora, o seu desenvolvimento oral. É nessa hora que trabalhamos o nome de nossos alunos, incentivamos a fala e utilizamos verso e parlendas

Os primeiros conceitos matemáticos também são apresentados para a criança nesse período do seu aprendizado. Além disso, eles são trabalhados por meio de brincadeiras e jogos desenvolvidos especificamente para esse fim.

Ao longo desse ciclo, os professores e funcionários ajudam a criança a treinar sua discriminação visual, facilitando sua percepção do meio que se encontra e fazendo a diferenciação entre diversos objetos e aspectos estruturais do ambiente.

No Colégio Líber entendemos a importância de todos os processos que explicamos até aqui, mas também temos a consciência que esse é o momento no qual a criança está mais aberta ao novo e pode facilmente aprender outras coisas. Por isso, o estudo da língua inglesa já começa também nesse período.

Oferecemos tudo isso em um ambiente alegre e calmo, no qual proporcionamos segurança, contato com a natureza, socialização e muito aprendizado para nossas crianças diariamente.

Como são organizadas as turmas e os currículos?

O Colégio Líber divide suas turmas do Maternal em três níveis distintos. O Nível I acomoda crianças de 1 a 2 anos. O Nível II vai de 2 a 3 anos, e o Nível III vai de 3 a 4 anos. Em cada uma dessas etapas existem diferenças tanto no trato com os alunos quanto nos estímulos oferecidos, respeitando o que é necessário em cada faixa etária.

Antes do nível um, os bebês ficam em um espaço reservado, no qual eles recebem carinho e acompanhamento constante.

Como é feita a adaptação da criança ao Colégio?

Sabemos que um dos principais receios (e medos) dos responsáveis é a adaptação da criança à escola. Entretanto, no Colégio Líber você não precisa se preocupar com isso. Toda a nossa equipe é extremamente qualificada e está pronta para lidar com os desafios desse processo.

Sabemos como agir em momentos de choro ou de resistência da criança. Todas as medidas são tomadas com sensibilidade e carinho, respeitando o sentimento que está presente.

Caso queiram, os pais podem permanecer na escola durante 20 ou 30 minutos nos primeiros dias da criança. Se algo acontecer, eles são chamados até a sala de aula para intervirem na situação.