O Ensino Fundamental é o momento no qual o seu filho passa a entrar, de fato, no conhecimento acadêmico. Ao longo desse ciclo de aprendizado, ele amadurecerá seus conhecimentos e aprenderá a ver o mundo sob uma nova ótica, pautada pela ciência e pelo pensamento crítico.

As bases dos conceitos estudados ao longo da vida acadêmica da criança até sua chegada à universidade, são formadas aqui, no Ensino Fundamental. Por isso, esse período precisa ser rico em experiências e oferecer os estímulos adequados para que a criança possa aprimorar suas habilidades, competências, conhecimentos e capacidades.

Qual é a proposta pedagógica específica do Ensino Fundamental?

Como o Ensino Fundamental é um período de transição para a criança, no qual ela passa a conhecer disciplinas mais voltadas para o conhecimento acadêmico tradicional (Matemática, Português, Geografia, História etc), é necessário que haja uma preparação especial.

Por isso, o plano pedagógico do Colégio Líber foi elaborado de modo que essa transição aconteça progressivamente, favorecendo características importantes na criança, como a iniciativa, inovação, persistência, criatividade, planejamento e comprometimento — todas essas habilidades são necessárias para transformar os sonhos de nossos alunos em projetos de vida.

As séries iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Líber foram estruturadas respeitando as seguintes temáticas:

• Descobrindo a si mesmo;
  • Aprendendo sobre o trabalho e as profissões;
  • Descobrindo a vida financeira.

Essa abordagem nos permite fazer uma transição mais suave e prática para a educação da criança. Ela passa a relacionar conhecimentos escolares, vida cotidiana e curiosidade para elaborar novos conceitos e aplicá-los em sua rotina.

Durante esse processo, buscamos sempre proporcionar para nossas crianças, um desenvolvimento integral, em um ambiente confortável, feliz, acolhedor e reforçador que valoriza os pontos fortes de cada aluno.

Nessa etapa do ensino, nosso objetivo é desenvolver a capacidade de aprender. A criança precisa criar os repertórios comportamentais necessários para entender uma ideia, elaborar pensamentos abstratos complexos e traduzir esse raciocínio de forma verbal ou escrita.

Os meios básicos para atingirmos esse objetivo são a escrita, o cálculo e o domínio da leitura. Além disso, a compreensão do meio natural, social, sistema político, artes, tecnologia e valores fundamentais da sociedade também ajudam a construir o pensamento crítico que nos propusemos a ajudar a ser desenvolvido em nossas crianças.

Como resultado dessa formação, esperamos que nossos alunos tenham a capacidade de adquirir conhecimentos e habilidades nos mais diversos ambientes. Bem como sejam capazes de ter atitudes e valores bem definidos, consolidando seus saberes e exercendo plenamente a cidadania que lhes é de direito.

Os alunos Líber se aprimoram como pessoas humanas, educandos e cidadãos éticos, que desenvolvem a autonomia intelectual com um pensamento crítico que os permite observar e compreender as bases da lógica científica e tecnológica em nossa sociedade.

Qual é a idade das crianças do Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental é o período educacional que abraça crianças de 6 a 10 anos de idade. Elas são divididas em anos escolares, cada um criado especificamente para aquela faixa etária e para contribuir com o desenvolvimento típico da criança.

Durante o Ensino Fundamental, a exposição a novos conteúdos e conhecimentos é feita progressivamente. Primeiro é construída uma base sólida e depois novas questões são apresentadas para as crianças.

Assim, a divisão dos anos letivos fica da seguinte maneira:

• 1° ano — 6 anos;
  • 2° ano — 7 anos;
  • 3° ano — 8 anos;
  • 4° ano — 9 anos;
  • 5° ano — 10 anos.

Como funciona o atendimento aos pais?

O Colégio Líber entende a importância da participação da família na vida acadêmica das crianças. Por isso, temos o cuidado de garantir que você, responsável, possa acompanhar cada etapa da evolução do seu filho.

Realizamos plantões pedagógicos de atendimento ao longo de todo o ano. Neles, você pode se informar sobre o desenvolvimento de nossas crianças, tirar dúvidas e receber orientações.

Nesses encontros, a família tem a oportunidade de conhecer mais a fundo o plano de ação pedagógico, a metodologia de ensino que utilizamos e os processos de trabalho que acontecem internamente em nosso Colégio.

Somado a isso, os plantões pedagógicos são uma forma de você entrar na vida escolar de seu filho e enriquecê-la com novas vivências.

Durante os plantões, todos os registros pertinentes ao trimestre letivo são entregues para você. Assim, é possível ter um acompanhamento detalhado de como tem sido a caminhada do seu filho pelo colégio.

Quais são os componentes específicos do Ensino Fundamental?

Somado a todos os pontos importantes tratados até agora, é preciso lembrar que a educação defendida pelo Colégio Líber não se restringe apenas ao conhecimento técnico e científico das disciplinas tradicionais.

Na verdade, o Líber vê a educação como um processo completo que é cercado por diversos fatores. Por isso, é importante que a criança receba estímulos diferentes para aflorar suas verdadeiras habilidades e competências.

Com isso em mente, o Colégio Líber tem componentes específicos que estão presentes no currículo do Ensino Fundamental para estimular o crescimento de nossos alunos. São eles:

• Música;
  • Educação Física;
  • Inglês;
  • Artes.

Quais espaços de ensino estão disponíveis para as crianças?

Para oferecermos o melhor Ensino Fundamental de João Monlevade, precisamos fazer uso de um espaço totalmente desenvolvido para nossas crianças. Foi com muito carinho e dedicação desenvolvemos esse ambiente. Ele é composto por:

• Espaço para roda de conversa, jogos, lanche e atividades coletivas;
  • Sala de aula;
  • Sala de Inglês;
  • Sala de leitura;
  • Sala multimídia;
  • Laboratório de Ciências;
  • Laboratório de Informática.