A infância é o momento mais importante da vida do seu filho. O que ele aprende nessa época pode interferir em toda a sua vida. É nesse momento que ele é levado a questionar o mundo, desenvolver hábitos, pensar, descobrir e se socializar.

Por isso, antes de fazer a matrícula das suas crianças em alguma Instituição de Ensino, é muito importante avaliar a proposta pedagógica dela. Assim, destinamos esta página para que você entenda qual é a proposta pedagógica do Colégio Líber.

O que é uma proposta pedagógica?

A proposta pedagógica de um colégio é um documento previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ele serve para descrever e orientar a Instituição com relação a sua gestão e principais questões pedagógicas.

De um ponto de vista prático, podemos dizer que a proposta pedagógica define uma linha que orienta as ações do colégio, englobando as práticas de gestão, organização e estrutura dos currículos de cada ciclo de ensino.

Qual é o impacto da proposta pedagógica na vida do seu filho?

Por mais que a Lei de Diretrizes e Bases exista, ela não é rígida. Isso significa que cada colégio tem a liberdade para definir a proposta pedagógica de acordo com os objetivos da instituição e com o que ele espera entregar para seus alunos.

Desse modo, é correto dizer que a proposta pedagógica é o carro chefe das Instituições de Ensino e que ela diz tudo o que você pode esperar da educação que seu filho receberá em um determinado ambiente.

Além do currículo tradicional, essa proposta também fala de questões importantes, como relacionamento social, contato com a natureza, cidadania, ética e diversos pontos importantes que fazem parte da formação de uma criança.

Cada ciclo de ensino tem uma proposta pedagógica específica, que é fruto da proposta principal que orienta toda a escola.

Quais leis e diretrizes são respeitadas no Líber?

A proposta pedagógica do Colégio Líber leva em consideração todas as determinações pertinentes ao ensino de crianças. Ela foi criada respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD 9.934/96), na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o que é apresentado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Como é a proposta pedagógica do Colégio Líber?

No Colégio Líber, adotamos uma metodologia de ensino baseada na proposta sociointeracionista. Ela leva em consideração que a criança se desenvolve em contato com o meio, e que os estímulos fornecidos contribuem para um período de descobrimento de si mesmo, do seu corpo, do movimento e das relações sociais.

Dentro dessa linha, a criança utiliza todas as suas capacidades e habilidades para se relacionar com o mundo. Existe uma constante valorização da experiência individual de cada pessoa e o desenvolvimento do pensamento, observação e da capacidade de pensar acontecendo naturalmente.

O projeto pedagógico do Colégio Líber foca no afloramento e aprimoramento da criança em todas as suas capacidades, seja por meio da linguagem, de atividades intelectuais, orais, plásticas, do movimento corporal ou da expressão oral.

Também damos a devida atenção ao desenvolvimento da psicomotricidade, pensamento e oralidade. Nossa equipe está preparada para acompanhar e apoiar a criança na descoberta e no trabalho com cada um desses aspectos.

Somado a isso, o Líber tem o compromisso de fazer relatórios individuais de nossas crianças que estão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Neles, o responsável tem acesso a toda rotina do seu filho, desde informações nutricionais até a higiene, interação e socialização.

O que a perspectiva sociointeracionista muda na educação?

Como falamos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação é bem flexível e permite que a Instituição de Ensino opte pela metodologia mais adequada para seus estudantes. Então, por que o Colégio Líber adotou a abordagem sociointeracionista?

Em primeiro lugar, entendemos que o desenvolvimento da criança não pode se dar apenas por uma perspectiva. Cada pessoa tem diversas habilidades e competências que podem se destacar ao longo dos anos.

Por isso, em vez de definir uma única forma de aprender, pensar, agir e se comportar, o Líber aposta na liberdade, e dá para a criança a oportunidade de desenvolver seus potenciais.

Mas essa não é uma tarefa fácil. Toda a equipe Líber acompanha de perto essa evolução e está preparada não só para proteger seu filho, mas também para validar suas conquistas e estimulá-lo a continuar melhorando a cada dia.

Além disso, a perspectiva sociointeracionista nos permite trabalhar com tudo que existe no ambiente. Dessa forma, podemos usar a natureza, as relações sociais, as brincadeiras e os momentos de alimentação para ensinar e aprender.

Como gostamos de dizer, no Líber a criança aprende ensinando. Ela, com sua curiosidade, descobre o mundo que a cerca. Depois, repassa isso para seus colegas e professores, mostrando sua perspectiva.

A proposta pedagógica do Colégio Líber é a ideal para seu filho?

A proposta pedagógica do Colégio Líber foi pensada com muito carinho para atender nossas crianças. Ela tem o objetivo de formar pessoas capacitadas, aptas, competentes, éticas, que respeitam a natureza e sabem lidar com as situações sociais.

Se o seu objetivo é encontrar um ambiente seguro e inovador, pronto para preparar o seu filho para a vida e ajudá-lo a aprender, o Colégio Líber é sua melhor opção em João Monlevade e região.

Venha conhecer nosso Colégio e comprove!